quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um viva à humildade

O que dizer de um mundo em que as pessoas esquecem do respeito mútuo para mostrar o quanto são superiores ou supostamente mais capazes, mais inteligentes? Simples: a humanidade perpetua a arrogância como símbolo de poder e status, enquanto a humildade é tida como característica dos fracos e submissos. Ilógico? Não, é realidade. Para a maioria, tudo está na mais perfeita normalidade. No meu universo particular que agora torna-se público, é uma constatação com requintes de crueldade.

Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas”, diz a Wikipédia numa perfeita significação da qualidade que só não está em extinção porque ainda há muitos que acreditam no poder que ela tem. Eu sou uma delas.

Ser humilde não tem nada a ver com baixar a cabeça e se submeter a atitudes e opiniões alheias como se fossem verdadeiras, desrepeitando sua próprias crenças. É, ao contrário, ouví-las com passividade e seguir pelo caminho inverso. Ter humildade é não julgar os erros do outro por ser convicto de que a perfeição não é deste mundo. É saber transmitir conhecimento com mansuetude e receber ensinamentos com simplicidade. Humildade independe de religião. É atitude dos sensatos, que reconhecem estar distantes do ideal de tudo acertar.

Chefes, ponderem suas atitudes com seus empregados! Humilhar quem garante o sucesso do seu negócio não tem nada a ver com empreendedorismo e gestão eficiente. Empregados, recebam elogios com a modéstia de quem ainda tem muito a oferecer!

Amigos, confiança não é sinônimo de arrogância. Saiba conversar com aquele que um dia cedeu os ombros para você chorar e antes de esgotar todas as possibilidades, não aponte culpados ou defeitos. Filhos da Terra, sejam humildes diante de uma morada que implora por cuidados!

Talvez eu não seja um exemplo máximo de humildade, mas aprendi com a minha mãe que aprender nunca é demais. E humildade transforma o aprendizado numa prazerosa experiência. Mesmo quando o tema parece esgotado, sempre há um detalhe que passou despercebido. E conviver com a arrogância me faz crer que bem-aventurados são os humildes, pois eles são detentores de uma tranquilidade ímpar: colocar a cabeça no travesseiro todas as noites com a certeza de que fizeram a melhor escolha.

Um comentário: